Aula via plataforma Conference DEEC

No contexto da pandemia COVID-19, o DEEC disponibilizou um serviço para colaboração à distância, denominado Conference DEEC, para dar aos Docentes uma opção alternativa de comunicação com os Alunos.

O Conference.DEEC é baseado num conjunto de componentes open source que dá origem à plataforma Jitsi e é um serviço de colaboração Web que disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância. A plataforma é um ponto central de colaboração que permite realizar sessões de videoconferência com participantes em qualquer lugar. Fornece um ambiente seguro e intuitivo que inclui ferramentas de gestão, partilha e gravação de sessões.

Neste documento descrevem-se, de forma sistemática, os passos necessários à criação de uma aula.

Recomendações a transmitir aos Alunos

Recomendam-se as seguintes boas práticas de utilização de qualquer ferramenta de colaboração online, com vista a uma melhor experiência:

• Dar preferência à utilização de um computador em detrimento de smartphones ou tablets. A qualidade global da rede conseguida é tipicamente superior e o tamanho de ecrã maior permite uma aula mais imersiva e a garantia de leitura dos conteúdos que o Docente está a apresentar (apresentações, etc.).

• Escolher um local o mais perto possível do Router ou Access Point, para garantir a melhor qualidade de sinal possível.

• Evitar a utilização de ligações móveis (3G, 4G, etc.) e ADSL, dado que as mesmas não possuem as mesmas larguras de banda e garantias de qualidade de rede de uma ligação banda larga.

• Evitar deslocar os equipamentos no decorrer da aula, para evitar a degradação do sinal Wi-Fi e quebras de ligação.

Acesso ao serviço e processo de autenticação

Aceder ao endereço web do serviço através do browser Google Chrome, através do endereço:

Inicio da Aula
Para iniciar a aula, introduza o nome da aula e carregue em “Go”:

De seguida aparecerá a seguinte imagem. Deverá carregar em “Permitir” para dar acesso ao microfone e à câmara.

O Docente terá que se autenticar para ter privilégios adicionais, para isso deve pressionar em “I am the host”:

Introduza as credenciais do domínio DEEC (só o username) e pressione o botão “Ok”:

Introduza o seu nome e pressione em “Ok”:

Está agora na sala virtual. Utilize o endereço que está na barra de endereços do Browser para partilhar com os Alunos. É o mesmo para Docente e Alunos e, por isso, é esse que deve partilhar com eles.

Para partilhar conteúdos do seu computador (ecrã total, apresentações, etc.), pressionar o botão assinalado:

Depois de escolher o que pretende partilhar, pressionar “Partilhar”:

Para interromper a partilha de ecrâ, pressionar o botão “Parar a partilha”:

Após estes passos, a conferência está funcional:

A perspetiva do aluno...
O Aluno deverá utilizar o endereço (URL) da Aula que recebeu, da parte do Docente, copiar e colá-lo no browser.

Neste ponto deverá introduzir o seu nome com o seguinte formato:
     Primeiro_Nome Último_Nome (Número_Aluno)
Por exemplo:
     João Ferreira (2019123567)

Após este ponto, o aluno está pronto para assistir à conferência.

Configuração Áudio
Pode configurar quais os dispositivos a utilizar para efeitos de entrada (microfone) e saída de som, pressionando o botão abaixo: