Aula via plataforma Colibri Zoom

A FCCN disponibiliza à comunidade académica e científica de Portugal um serviço para colaboração à distância, denominado  Colibri.

O Colibri utiliza a plataforma cloud Zoom e é um serviço de colaboração Web que disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância. A plataforma é um ponto central de colaboração que permite realizar sessões de videoconferência com participantes de múltiplas instituições. Fornece um ambiente seguro e intuitivo que inclui ferramentas de gestão, partilha e gravação de sessões.

Neste documento descrevem-se, de forma sistemática, os passos necessários à criação de uma aula.

Licenciamento Pro

O licenciamento Pro está disponível ao abrigo da pertença à RCTS.
Para obtenção deste licenciamento, é necessário usar uma conta @uc.pt.
O Colibri, trabalha com contas flutuantes, para todos os membros da rede RCTS. A contas Pro/Licensed são válidas até duas horas após ter sido realizado o login federado na plataforma. Caso não esteja em reunião duas horas após o login a sua conta irá ser reduzida para BASIC. Terá de voltar a proceder à autenticação, sempre que quiser moderar uma nova reunião.
Quando acede ao Zoom e se autentica com as suas credenciais da federação RCTSaai terá automaticamente acesso aos privilégios de uma conta Pro. Caso tal não aconteça, confirme em primeiro lugar se se autenticou no Zoom usando as mesmas credenciais que usa quando acede aos serviços da sua instituição. Caso o tenha feito e mesmo assim a sua conta continue como Basic, agradecemos que entre em contacto com o serviço COLIBRI, usando os contactos na página de contactos.

Recomendações a transmitir aos Alunos

Recomendam-se as seguintes boas práticas de utilização de qualquer ferramenta de colaboração online, com vista a uma melhor experiência:

• Dar preferência à utilização de um computador em detrimento de smartphones ou tablets. A qualidade global da rede conseguida é tipicamente superior e o tamanho de ecrã maior permite uma aula mais imersiva e a garantia de leitura dos conteúdos que o Docente está a apresentar (apresentações, etc.).

• Escolher um local o mais perto possível do Router ou Access Point, para garantir a melhor qualidade de sinal possível.

• Evitar a utilização de ligações móveis (3G, 4G, etc.) e ADSL, dado que as mesmas não possuem as mesmas larguras de banda e garantias de qualidade de rede de uma ligação banda larga.

• Evitar deslocar os equipamentos no decorrer da aula, para evitar a degradação do sinal Wi-Fi e quebras de ligação.

Acesso ao serviço e processo de autenticação

Aceder ao endereço web do serviço, através do endereço:

Para agendar uma aula, usar a opção “Agendar”:

No passo seguinte, deverá autenticar-se com as suas credenciais da Universidade de Coimbra:

Após a autenticação sucedida, deverá receber a seguinte janela, com os seus dados, que deverá aceitar:

Na próxima fase, deverá autorizar um envio de um e-mail para a sua conta associada, para verificação de segurança e associação da conta Zoom ao seu endereço de e-mail:

Deverá, então, verificar a sua caixa de correio e pressionar o botão contido no e-mail para validar a recepção do e-mail de segurança:

Deverá aceitar as condições do convite, pressionando o botão azul:

Está concluído o processo inicial de configuração da sua conta.

Agendamento de sessão para aula

Neste contexto, devido à natureza do licenciamento da FCCN no serviço Zoom, o utilizador poderá, no momento de autenticação na plataforma, obter um seguintes tipos de conta:

• Conta Básica - Permite realizar uma sessão/aula com limite máximo de 100 participantes e de 40 minutos por sessão (expirado este tempo, a sessão termina e é necessário entrar novamente na reunião com o mesmo ID);

• Conta Pro - Permite realizar um sessão/aula com limite máximo de 300 participantes, sem limite de duração.

Aceder ao endereço web do serviço, através do endereço:

Autenticar-se, conforme indicações atrás. Seguidamente, preencha os campos assinalados com caixas a vermelho, com vista a marcar a sua sessão, nomeadamente:

• Nome da aula

• Data e hora da aula

• Fuso horário associado

E também os seguintes:

• Geração de endereço web automático para a aula

• Permissão de vídeo por parte do Docente (Host) e dos Alunos (Participant)

• No exemplo abaixo, está activa a câmara para o Docente e inactiva para os Alunos

• Audio via computador, desactivação de chamada telefónica por razões de segurança

• Iniciar a sessão com áudio desligado para os alunos

• Activar sala de espera virtual para os Alunos que cheguem antes do Docente

Por fim, active o botão azul, para gravar o agendamento da aula:

Após gravação da sessão, surge uma janela com o resumo das definições gravadas:

Deverá, agora, utilizar o botão “Copiar o convite”, para copiar o endereço (URL) da aula e enviar o mesmo para os Alunos, através de um qualquer canal de comunicação (E-mail, NONIO, etc.).

Inicio da Aula

Para iniciar a aula, utilize o botão azul: “Iniciar esta Reunião”:

Será então descarregado o software necessário e iniciada a aplicação:

Quando os alunos entrarem na aula, deverá admitir a sua entrada, através do botão azul:

Para partilhar conteúdos do seu computador (ecrã total, apresentações, etc.), pressionar o botão “Compartilhar tela”:

Para interromper a partilha de ecrâ, pressionar o botão “Interromper Compartilhamento”, a vermelho:

A perspectiva do Aluno…

O Aluno deverá utilizar o endereço (URL) da Aula que recebeu, da parte do Docente, copiar e colá-lo no browser. Será, então, descarregado o software necessário e iniciada a aplicação:

Neste ponto, introduza o seu nome e número de aluno no formato:

Primeiro_Nome Último_Nome (Número_Aluno)

Por exemplo: João Ferreira (2019123567)

Aceitar os termos e condições do serviço Zoom: